Coordenadora

Profa. Dra. Maria Lúcia Pinto Leal


Pós-Doutora pelo Programa Pós-Colonialismos e Cidadania Global do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/Portugal (2008). Pós-Doutora pelo IUDC- Universidade Complutense de Madri-Espanha (2010). Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Mestra em Comunicação pela Universidade de Brasília (1992), Especialista em Saúde Pública-UFF-RJ (1988). Especialista em Politica Social-SER-UnB,(1985). Graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília (1983). Atualmente é Professora Adjunta IV do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília. Fundadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes – Cecria (1993 a 1996) e do Grupo de Pesquisa sobre Violência, Tráfico e Exploração Sexual de Crianças, Adolescentes e Mulheres - VIOLES/SER/UnB (2002).

Coordena o Núcleo de Estudos da Infância e Juventude-NEIJ/CEAM/UnB desde 2009. Participa da Coordenação Colegiada da Rede Ibero-Americana (RIMA) de Prevenção e Cidadania de Pessoas (especialmente de mulheres e jovens) em Situação de Violação de Direitos, no contexto do Tráfico e da Exploração Sexual-RIMA, criada em 13 de junho de 2008, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra-Portugal. É membro da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGPS/SER/UnB).

Recebeu o Prêmio da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília-ADUnB por sua notável trajetória de excelência acadêmica na UnB, e também o Prêmio Neide Castanha - categoria Cidadania, entregue pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

Back To Top