Quem Somos


O Núcleo de Estados da Infância e Juventude  – NEIJ/CEAM/UnB há duas décadas vem desenvolvendo o tripé pesquisa, ensino e extensão fundamentada pela “concepção da universidade tridimensional, que tem por missão produzir, articular, integrar e disseminar, com qualidade, conhecimentos e práticas multidisciplinares para a sociedade brasileira. O CEAM possui diversas ambições, como por exemplo: unir ciência e humanismo para cumprir sua função social; integrar e dinamizar a universidade; conciliar o avanço científico especializado de ponta e o compromisso com a transformação social; recuperar a universalidade da ciência e do saber; socializar o conhecimento; e deselitizar o saber”.

O objetivo do NEIJ é colocar em prática essa concepção, estabelecendo a interseção entre a experiência e a reflexão crítica, de modo que a prática e a teoria possam se concretizar como campos complementares e transformadores. Por outo lado, posicionar o papel da Universidade na luta política pela garantia de direitos de cidadania de crianças, adolescentes e jovens.

A produção acadêmica multidisciplinar, interdisciplinar e transversal do NEIJ/CEAM/UnB é fundamentada na participação deste núcleo junto à sociedade civil, setores do poder público, do legislativo e da cooperação internacional possibilitando o conhecimento referenciado por processos democráticos e participativos.
Back To Top